Com a evolução tecnológica e mudanças de mercado, o ambiente profissional se torna cada vez mais competitivo.
As principais exigências já não são mais apenas qualificações técnicas, como cursos e especializações ou até mesmo um currículo impecável.
O mercado busca por outros tipos de competências: as soft skills.
Soft skills são competências relacionadas a personalidade e comportamento profissional e em como isso afeta diretamente os relacionamentos no ambiente corporativo, podendo ou não gerar mais produtividade.
É por este motivo que a inteligência emocional está na lista das competências mais exigidas no mercado de trabalho.
Segundo Daniel Goleman, psicólogo e escritor, a inteligência emocional é dividida em 5 pilares:
- Autoconsciência;
- Autorregulação (gerenciamento de emoções);
- Automotivação;
- Empatia;
- Habilidades sociais (relacionamentos interpessoais).
Empreendedores e profissionais que possuem e praticam a inteligência emocional aumentam sua capacidade de reagir a momentos de instabilidade e a lidar melhor com seus clientes e funcionários.
Você considera-se um pessoa inteligente emocionalmente? Revise mentalmente suas habilidades e percam quais precisa trabalhar .
Renata Soares